Biblioteca de Anais de Congresso PESQUISA Título ou assunto Autores No evento Todos os eventos 17° Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (São Paulo, 2025) 41° Congresso Brasileiro de Pediatria (Florianópolis, 2024) 19º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas | 5º Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica | 2ª Simpósio de Suporte Nutricional Pediátrico (São Luís, 2024) 4º Congresso Brasileiro de Urgências e Emergências Pediátricas (Brasília, 2024) 2º Congresso de Pediatria da Região Nordeste (Campina Grande, 2024) 15° Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Belo Horizonte, 2023) 22° Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica | 17º Simpósio Brasileiro de Vacinas (Curitiba, 2023) 26º Congresso Brasileiro de Perinatologia (Florianópolis, 2023) 16° Congresso Brasileiro de Adolescência (Rio de Janeiro, 2023) 4º Simpósio de Dermatologia Pediátrica (Porto Alegre, 2023) 1° Congresso de Pediatria da Região Norte (Manaus, 2023) 16° Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (Belém, 2023) 3° Congresso Brasileiro de Urgências e Emergências Pediátricas. (Rio de Janeiro, 2022) 17º Congresso de Pneumologia Pediátrica (Rio de Janeiro, 2022) 19° Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica (Belém, 2022) 40° Congresso Brasileiro de Pediatria (Natal , 2022) 18º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas | 4º Congresso de Nutrologia Pediátrica | 1º Simpósio de Suporte Nutricional (Goiânia, 2022) 8º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal (Salvador, 2022) 25° Congresso Brasileiro de Perinatologia (Salvador, 2021) 14º Congresso Brasileiro de Endocrinologia Pediátrica (On-line, 2021) 16° Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica (On-line, 2021) 3° Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica (On-line, 2021) 21° Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Brasília, 2020) 16° Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica (Maceió, 2019) 39 Congresso Brasileiro de Pediatria (Porto Alegre, 2019) 13° Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Costa do Sauípe, 2019) 15° Congresso Brasileiro de Adolescência (São Paulo, 2019) 15° Simpósio Brasileiro de Vacinas (Aracajú, 2019) 15º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (Foz do Iguaçu, 2019) 20º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Salvador, 2018) 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia (Natal, 2018) 3º Congresso Brasileiro e 6º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica (Belo Horizonte, 2018) 17° Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Porto de Galinhas, 2018) 1° Congresso Sul-Americano, 2° Congresso Brasileiro e 3° Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas (São Paulo, 2018) 2° Dermaped - Simpósio Internacional de Dermatologia (Curitiba, 2018) 7° Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal (Foz do Iguaçú, 2018) 38° Congresso Brasileiro de Pediatria (Fortaleza, 2017) 15° Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa (Fortaleza, 2017) 10° Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediatrica (Fortaleza, 2017) 1° Simpósio de Aleitamento Materno (Fortaleza, 2017) 12º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Rio de Janeiro, 2017) 14° Congresso de Alergia e Imunologia Pediátrica (Cuiabá , 2017) 19° Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Fortaleza, 2016) 14° Congresso Brasileiro de Adolescência (Campo Grande, 2016) 2º Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica / 5º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica (Belém , 2016) 23º Congresso Brasileiro de Perinatologia (Gramado, 2016) 16° Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Vitória, 2016) 14° Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica (Brasília, 2016) 6° Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal (Belo Horizonte, 2016) 37-congresso-brasileiro-de-pediatria (Rio de Janeiro, 2015) 13º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria (Salvador, 2015) 11º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Natal, 2015) 17º Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica (Belo Horizonte, 2015) 14° Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa (Campinas, 2014) 22° Congresso Brasileiro de Perinatologia (Brasília, 2014) 1° Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica (Florianópolis, 2014) 18º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Gramado, 2014) 13º Congresso Brasileiro de Adolescência (Aracajú, 2014) 14° Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica (Porto de Galinhas, 2014) 5° Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal (Gramado, 2014) 15° Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Natal, 2014) 36° Congresso Brasileiro de Pediatria (Curitiba, 2013) 9° Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediatrica (Curitiba, 2013) 10° Congresso Brasileiro Pediátrico e Endocrinologia e Metabologia (Brasília, 2013) 21° Congresso Brasileiro de Perinatologia (Curitiba, 2012) 12° Congresso Brasileiro de Adolescência (Florianópolis, 2012) 17° Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Rio de Janeiro, 2012) 12° Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica (São Paulo, 2012) 14° Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (São Paulo, 2012) 3° Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica (Fortaleza, 2012) 12° Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria (São Paulo, 2012) Buscar 14° Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa Exibir todos os trabalhos deste evento Sua busca retornou 164 resultado(s). PERCEPÇÃO DE GRADUANDAS DE ENFERMAGEM QUANTO À ESCUTA ATIVA DAS MULHERES ATENDIDAS EM UM CENTRO OBSTÉTRICO E IMPLICAÇÕES NA ASSISTÊNCIA AO PARTO E NASCIMENTO Introdução: O objetivo deste estudo foi descrever a percepção de graduandas de enfermagem quanto à escuta ativa das mulheres atendidas em um centro obstétrico e discutir suas implicações na assistência ao parto e nascimento a partir das vivências de alunas que realizaram Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em um Centro Obstétrico (CO) no Distrito Federal. Os questionamentos e as experiências vividas foram utilizadas para dimensionar a importância desse apoio no momento do parto e nascimento,... Autores: barbara alencar avila (unb); barbara de oliveira carvalho (unb); anna carolina faleiros martins (unb/unicamp) AVALIAÇÃO DA DOR NO TRABALHO DE PARTO EM UM HOSPITAL ESCOLA DA CAPITAL DO BRASIL Objetivo: O objetivo geral deste estudo foi caracterizar a dor no processo de parto de primigestas e suas repercussões na evolução da parturiente de um hospital escola do Brasil. Os objetivos específicos foram caracterizar as gestantes com perfil sócio demográfico das parturientes; identificar os métodos não farmacológicos adotados no controle da dor e descrever a intensidade de dor por meio da escala numérica na fase ativa do trabalho de parto. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional,... Autores: barbara alencar avila (unb); laiane medeiros ribeiro (unb); marina morato stival (unb); anna carolina faleiros martins (unb/ unicamp); luciano ramos de lima (unb) AÇÃO EDUCATIVA PARA MÃES PRIMIPERAS SOBRE OS CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO: UM RELATO DE EXPERIENCIA Objetivos: Orientar as mães primíparas sobre a importância dos primeiros cuidados com o recém-nascido. Metodologia: A atividade fez parte da Prática Supervisionada de Enfermagem Saúde da Mulher: Ciclo Grávido-Puerperal B, da Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Realizada no mês de Setembro do ano de 2013 com quatro alunas que compunham o grupo de estágio. A atividade ocorreu na unidade de internação pós parto, conhecido como alojamento conjunto... Autores: natasha goncalves valverde (pontificia universidade catolica de campinas); jessica pereira de aquino (pontificia universidade catolica de campinas); patricia santos moreira (pontificia universidade catolica de campinas); maria aparecida gamper (pontificia universidade catolica de campinas) REDE DE APOIO ACESSADA PELO PACIENTE TRANSPLANTADO Objetivo: Identificar a rede de apoio do indivíduo que vivencia o processo de adoecimento e transplante. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que adotou como referencial teórico o conceito de rede de apoio, que são os vínculos e recursos oferecidos por outros e pode-se dividir em quatro aspectos: apoio emocional, apoio instrumental, apoio de informação e interação social positiva1. Para identificação dos sujeitos utilizou-se os cadastros... Autores: daianne cibele de souza borges (ufscar); mayara caroline barbieri (ufscar); fernanda de oliveira furino (ufscar); renata olzon dionysio de (ufscar); beatriz castanheira facio (ufscar); flavia correa porto de abreu (ufscar); soraya cirilo carvalho (ufscar); amanda de assuncaoteodoro da silva (ufscar); monica wernet (ufscar); giselle dupas (ufscar) AÇÃO EDUCATIVA PARA MÃES PRIMIPERAS SOBRE OS CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO: UM RELATO DE EXPERIENCIA Objetivos: Orientar as mães primíparas sobre a importância dos primeiros cuidados com o recém-nascido. Metodologia: A atividade fez parte da Prática Supervisionada de Enfermagem Saúde da Mulher: Ciclo Grávido-Puerperal B, da Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Realizada no mês de Setembro do ano de 2013 com quatro alunas que compunham o grupo de estágio. A atividade ocorreu na unidade de internação pós parto, conhecido como alojamento conjunto... Autores: natasha goncalves valverde (pontificia universidade catolica de campinas); jessica pereira de aquino (pontificia universidade catolica de campinas); patricia santos moreira (pontificia universidade catolica de campinas); maria aparecida gamper (pontificia universidade catolica de campinas) UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: VIVÊNCIAS MATERNAS FRENTE A HOSPITALIZAÇÃO DO PREMATURO. Objetivo: Analisar a experiência materna frente a dualidade no cuidado do filho prematuro e do seu irmão. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de mestrado não concluída, de abordagem qualitativa, com adoção do referencial teórico o Interacionismo Simbólico, cujo foco está nas ações humanas atenção a como os significados emergem das interações. E é nesta interação que se define a situação, contexto e todos os seus constituintes. A Pesquisa de Narrativas foi elencada por compreender estar no cont... Autores: soraya cirilo carvalho (universidade federal de sao carlos); flavia correa porto de abreu (universidade federal de sao carlos); beatriz castanheira facio (universidade federal de sao carlos); carla regina de almeida correa (universidade federal de sao carlos); mayara caroline barbieri (universidade federal de sao carlos); amanda de assuncao teodoro da silva (universidade federal de sao carlos); giselle dupas (universidade federal de sao carlos); monika wernet (universidade federal de sao carlos) CRIAÇÃO DE BLOG COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO NO ENSINO EM CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA OBJETIVOS: Relatar a experiência da produção de blog educativo como ferramenta pedagógica na atuação docente em Universidade. METODOLOGIA: Criação de blog voltado para Cardiologia Pediátrica, com informações direcionadas ao público em geral, e profissionais e discentes da área da saúde. RESULTADOS: A partir da experiência docente na Universidade, iniciada em julho/2012, em Pediatria, com área de atuação em cardiologia pediátrica, observou-se necessidade de promoção à educação em saúde. Sen... Autores: gisele correia pacheco leite (universidade federal do rio grande do norte); jessica aquino vilaca (universidade federal do rio grande do norte); larissa kaline santana diniz (universidade federal do rio grande do norte); livia maria bezerra camara (universidade federal do rio grande do norte); rafaela soares da silva (universidade federal do rio grande do norte); romena leao azevedo catao (universidade federal do rio grande do norte); paulo guilherme miranda pacheco (universidade estadual do vale do acarau ) REFLEXOS DO VÍNCULO ENTRE INTEGRANTES DO PET-ENFERMAGEM E CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTRODUÇÃO: Compreender o processo de humanização como um processo de educação, torna o educar mais complexo, uma vez que o processo de aprendizagem é fonte de desenvolvimento para as crianças e responsável pela apropriação das qualidades humanas (1). Dessa forma acadêmicos do Programa de Educação Tutorial buscaram por meio de estratégias lúdicas, estabelecer vínculo com crianças para posteriormente realizar uma ação educativa, de forma que as mesmas absorvessem efetivamente o conteúdo proposto.... Autores: paulo ricardo de andrade (pontificia universidade catolica de campinas); aline albuquerque lemos (pontificia universidade catolica de campinas); ana paula venancio ribeiro (pontificia universidade catolica de campinas); danilo dos santos gomes (pontificia universidade catolica de campinas); grasiele de cassia baiao (pontificia universidade catolica de campinas); jessica pereira de aquino (pontificia universidade catolica de campinas); larissa jennifer antoniassi (pontificia universidade catolica de campinas); mariana breternitz (pontificia universidade catolica de campinas); patricia santos moreira (pontificia universidade catolica de campinas); inahia pinhel (pontificia universidade catolica de campinas) CADASTRO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL Objetivo: avaliar o cadastro das crianças com deficiência visual (DV), matriculadas na rede pública e privada de uma cidade na região Centro-Leste do estado de São Paulo. Metodologia: Para a identificação dos sujeitos do projeto de mestrado intitulado “Deficiência visual na infância: interação profissionais e família”, sob aprovação do comitê de ética em pesquisa com parecer número: 748.751, foi solicitado por meio da Delegacia Regional de Ensino, os cadastros das crianças/adolescentes matricula... Autores: mayara caroline barbieri (ufscar); carla regina de almeida correa (ufscar); beatriz castanheira facio (ufscar); flavia correa porto de abreu (ufscar); soraya cirilo carvalho (ufscar); amanda de assuncao teodoro ds silva (ufscar); daianne cibele de souza borges (ufscar); monika wernet (ufscar); giselle dupas (ufscar) RELATO DE MALFORMAÇÃO ARTERIOVENOSA DUPLA EM LACTENTE DE 11 MESES Introdução: As malformações arteriovenosas (MAV) são lesões congênitas ocasionadas por desenvolvimento vascular anômalo da circulação fetal. São lesões infrequentes, cujas manifestações clínicas podem surgir em qualquer idade, sendo uma das mais frequentes a hemorragia intracraniana. Descrição de caso: Paciente, masculino, 11 meses de idade, com quadro de vômitos após ingesta de leite de vaca, foi levado para atendimento médico após apresentar episódio de vômito acompanhado de crise convulsiva.... Autores: irineu renzi junior (universidade federal da grande dourados); marcel rozin pierobon (universidade federal da grande dourados); felipe vardasca de oliveira (universidade federal da grande dourados); paulo roberto da cruz de oliveira (universidade federal da grande dourados); kamila fernandes ferreira (universidade federal da grande dourados); paulo serra baruki (universidade federal da grande dourados); domingos alves da silva (universidade federal da grande dourados); joao luiz itagiba fonseca (universidade federal da grande dourados); denise cordoba mendonca reginaldo (universidade federal da grande dourados) « 5 6 7 8 9 »