Biblioteca de Anais de Congresso PESQUISA Título ou assunto Autores No evento Todos os eventos 41° Congresso Brasileiro de Pediatria (Florianópolis, 2024) 19º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas | 5º Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica | 2ª Simpósio de Suporte Nutricional Pediátrico (São Luís, 2024) 4º Congresso Brasileiro de Urgências e Emergências Pediátricas (Brasília, 2024) 2º Congresso de Pediatria da Região Nordeste (Campina Grande, 2024) 15° Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Belo Horizonte, 2023) 22° Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica | 17º Simpósio Brasileiro de Vacinas (Curitiba, 2023) 26º Congresso Brasileiro de Perinatologia (Florianópolis, 2023) 16° Congresso Brasileiro de Adolescência (Rio de Janeiro, 2023) 4º Simpósio de Dermatologia Pediátrica (Porto Alegre, 2023) 1° Congresso de Pediatria da Região Norte (Manaus, 2023) 16° Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (Belém, 2023) 3° Congresso Brasileiro de Urgências e Emergências Pediátricas. (Rio de Janeiro, 2022) 17º Congresso de Pneumologia Pediátrica (Rio de Janeiro, 2022) 19° Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica (Belém, 2022) 40° Congresso Brasileiro de Pediatria (Natal , 2022) 18º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas | 4º Congresso de Nutrologia Pediátrica | 1º Simpósio de Suporte Nutricional (Goiânia, 2022) 8º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal (Salvador, 2022) 25° Congresso Brasileiro de Perinatologia (Salvador, 2021) 14º Congresso Brasileiro de Endocrinologia Pediátrica (On-line, 2021) 16° Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica (On-line, 2021) 3° Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica (On-line, 2021) 21° Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Brasília, 2020) 16° Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica (Maceió, 2019) 39 Congresso Brasileiro de Pediatria (Porto Alegre, 2019) 13° Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Costa do Sauípe, 2019) 15° Congresso Brasileiro de Adolescência (São Paulo, 2019) 15° Simpósio Brasileiro de Vacinas (Aracajú, 2019) 15º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (Foz do Iguaçu, 2019) 20º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Salvador, 2018) 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia (Natal, 2018) 3º Congresso Brasileiro e 6º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica (Belo Horizonte, 2018) 17° Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Porto de Galinhas, 2018) 1° Congresso Sul-Americano, 2° Congresso Brasileiro e 3° Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas (São Paulo, 2018) 2° Dermaped - Simpósio Internacional de Dermatologia (Curitiba, 2018) 7° Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal (Foz do Iguaçú, 2018) 38° Congresso Brasileiro de Pediatria (Fortaleza, 2017) 15° Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa (Fortaleza, 2017) 10° Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediatrica (Fortaleza, 2017) 1° Simpósio de Aleitamento Materno (Fortaleza, 2017) 12º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Rio de Janeiro, 2017) 14° Congresso de Alergia e Imunologia Pediátrica (Cuiabá , 2017) 19° Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Fortaleza, 2016) 14° Congresso Brasileiro de Adolescência (Campo Grande, 2016) 2º Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica / 5º Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica (Belém , 2016) 23º Congresso Brasileiro de Perinatologia (Gramado, 2016) 16° Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Vitória, 2016) 14° Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica (Brasília, 2016) 6° Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal (Belo Horizonte, 2016) 37-congresso-brasileiro-de-pediatria (Rio de Janeiro, 2015) 13º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria (Salvador, 2015) 11º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Natal, 2015) 17º Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica (Belo Horizonte, 2015) 14° Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa (Campinas, 2014) 22° Congresso Brasileiro de Perinatologia (Brasília, 2014) 1° Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica (Florianópolis, 2014) 18º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Gramado, 2014) 13º Congresso Brasileiro de Adolescência (Aracajú, 2014) 14° Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica (Porto de Galinhas, 2014) 5° Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal (Gramado, 2014) 15° Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Natal, 2014) 36° Congresso Brasileiro de Pediatria (Curitiba, 2013) 9° Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediatrica (Curitiba, 2013) 10° Congresso Brasileiro Pediátrico e Endocrinologia e Metabologia (Brasília, 2013) 21° Congresso Brasileiro de Perinatologia (Curitiba, 2012) 12° Congresso Brasileiro de Adolescência (Florianópolis, 2012) 17° Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (Rio de Janeiro, 2012) 12° Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica (São Paulo, 2012) 14° Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (São Paulo, 2012) 3° Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica (Fortaleza, 2012) 12° Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria (São Paulo, 2012) Buscar 39 Congresso Brasileiro de Pediatria Exibir todos os trabalhos deste evento Sua busca retornou 2725 resultado(s). IMPACTO DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE SINAIS PRECOCES DE TEA EM CRECHES PÚBLICAS Introdução: A prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aumentado ao longo dos anos. Reconhecer sinais permite o diagnóstico e intervenção precoces, gerando ganho funcional e na autonomia do indivíduo. Objetivos: Avaliar o impacto de ação educativa sobre TEA. Método: Estudo observacional, transversal, em abordagem quanti-qualitativa, com cuidadores e professores de creches públicas em Aracaju-SE, entre Maio-Julho/2019. Foi aplicado questionário (pré e pós teste), avaliando o conhec... Autores: gabriela de queiroz fontes (universidade federal de sergipe, aracaju-se), leticia gabriela aragao lima (universidade federal de sergipe, aracaju-se), mariana de oliveira bezerra (universidade federal de sergipe, aracaju-se), matheus augusto brito batista da silva (universidade federal de sergipe, aracaju-se), rafaela matos de andrade (universidade federal de sergipe, aracaju-se), victoria de andrade palma (universidade federal de sergipe, aracaju-se), daniela gois meneses (universidade federal de sergipe, aracaju-se), marcia estela lopes da silva (universidade federal de sergipe, aracaju-se), sarah cristina fontes vieira (universidade federal de sergipe, aracaju-se) INSERÇÃO DA LUDOTERAPIA NO AMBIENTE HOSPITALAR PEDIÁTRICO INTRODUÇÃO: A ludoterapia corresponde à técnica que utiliza brincadeiras e situações lúdicas para que a criança expresse seus sentimentos ou condições que a aflingem. Deste modo, a aceitação dos procedimentos hospitalares é facilitada, bem como a recuperação é acelerada. OBJETIVO: Evidenciar o uso de mecanismos ludoterápicos no ambiente hospitalar pediátrico como forma de melhora clínica. METODOLOGIA: Trabalho bibliográfico em base de dados Scielo, PubMed, Medline, Lilacs coletada em artigos e l... Autores: flavia rech guazzelli (universidade luterana do brasil (ulbra)), clara barth dos santos magalhaes (universidade luterana do brasil (ulbra)), yasmine badwan mustafa (universidade luterana do brasil (ulbra)), felipe manoel de oliveira santos (universidade tiradentes (unit)), luanna gabrielle vieira leite (faculdade de medicina de olinda (fmo) ), alan goes de carvalho (universidade federal do para (ufpa)), vitoria teixeira de aquino (universidade federal do para (ufpa)) QUALIDADE DE VIDA ENTRE CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMO ACOLHIDOS EM CENTRO DE REFERÊNCIA ESTADUAL Introdução: Cuidadores de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) desempenham um papel importante no cuidado prestado a esta população durante toda vida. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de cuidadores de pacientes com TEA admitidos em um Centro de Referência no Estado da Bahia. Métodos: Corte-transversal envolvendo cuidadores de crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA definidos de acordo com o DSM-5 e admitidos no Centro de Referência Estadual para Pessoas... Autores: marcia andrade pinho (centro de referencia estadual para pessoas com transtorno do espectro autista), harrison floriano nascimento (complexo hospitalar universitario prof. edgard santos - universidade federal da bahia), charleston ribeiro pinto (complexo hospitalar universitario prof. edgard santos - universidade federal da bahia) HOSPITAL DO URSINHO: ESTRATÉGIA LÚDICA DE INTERVENÇÃO PARA COMBATE DA IATROFOBIA EM CRIANÇAS Introdução: a hospitalização é um evento estressante para a criança, interferindo em suas relações social e familiar, sendo necessária adequada relação médico-paciente facilitada pela boa comunicação. Objetivos: familiarizar a criança com o ambiente hospitalar e profissionais da saúde, diminuindo medo e ansiedade, esclarecer dúvidas e explicar a importância de procedimentos, estimular os estudantes a estabelecerem vínculos com essa faixa etária, além do aprimoramento de habilidades de comunicaçã... Autores: fernanda cristina de oliveira albuquerque (universidade do estado do para), arilson lima da silva (universidade do estado do para), natalia senado alves de campos (universidade do estado do para), jessika sayuri campelo kato (universidade do estado do para), polyana nathercia vale da luz (universidade do estado do para), daniel oliveira da costa (universidade do estado do para), eduardo augusto silva monteiro (universidade do estado do para), antonio pedro de figueiredo pessoa (universidade do estado do para), maria leticia amorim piedade (universidade do estado do para), andreson iuler melo benjamin (universidade do estado do para), gabriela paracampo de albuquerque (universidade do estado do para), denile lima de oliveira (universidade do estado do para), isis chaves souza alves (universidade do estado do para), gabriel de sa sastre (universidade do estado do para), taiane do socorro natividade (universidade do estado do para), amanda de paula (universidade do estado do para), larissa fernandes silva de souza (universidade do estado do para), cassia novique lavareda costa (universidade do estado do para), ana beatriz tavares araujo (universidade do estado do para), maina cristina santos dos santos (universidade do estado do para) PERFIL DE SINTOMAS DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM TDAH EM AMBULATÓRIO DE PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA INTRODUÇÃO: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é a desordem neuropsiquiátrica mais comum na infância e adolescência, 7,2. A longo prazo, trazendo prejuízo no desenvolvimento, convívio social e aprendizagem. OBJETIVO: O objetivo desse trabalho foi demonstrar o perfil dos pacientes em ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência. MÉTODO: Os dados foram coletados por revisão de prontuário dos pacientes atendidos, diagnosticados com TDAH e com o questionário MTA-S... Autores: carolina dresch dociatti (universidade da regiao de joinville (univille) - joinville / sc), julia medeiros gehrke (universidade da regiao de joinville (univille) - joinville / sc), isabela miguel pissioli (universidade da regiao de joinville (univille) - joinville / sc), daniel rufato delgado (hospital materno infantil dr jeser amarante faria (hjaf) - joinville / sc), cristiane tezzari geyer (hospital de clinicas ufpr - curitiba / pr) A IMPORTÂNCIA DO BINÔMIO ESTEREOTIPIA E AUTISMO NA ABORDAGEM PEDIÁTRICA: RELATO DE CASO INTRODUÇÃO O Transtorno de Espectro Autista (TEA) tipicamente se manifesta a partir dos três anos e caracteriza-se por anormalidades nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. Os pacientes possuem características peculiares, tais como dificuldade em socializar, bloqueios para expressar suas necessidades e estereotipias. DESCRIÇÃO DO CASO Paciente G.C.S, sexo masculino, 10 anos, diagnosticado com TEA e presença de estereotipias. Em relatório feito pela escola foi relatado q... Autores: ilia helena teixeira kumaira (centro universitario de belo horizonte - unibh), anna tercia de azevedo almeida (centro universitario de belo horizonte - unibh), daniela da guarda ribeiro (centro universitario de belo horizonte - unibh), fernanda de paula vitor (centro universitario de belo horizonte - unibh), gabriela silva rangel (centro universitario de belo horizonte - unibh), lara goulart pereira (centro universitario de belo horizonte - unibh), lavinia ribeiro tavares (centro universitario de belo horizonte - unibh), lorena alves da silva (centro universitario de belo horizonte - unibh), paula fonseca porto (centro universitario de belo horizonte - unibh), raissa mendes pereira (centro universitario de belo horizonte - unibh) ANÁLISE QUANTITATIVA DE HORAS DE USO DE TELAS ELETRÔNICAS E SUA REPERCUSSÃO PSICOSSOCIAL EM CRIANÇAS DE 2 A 7 ANOS. Introdução: As novas tecnologias introduzidas na era digital rapidamente se tornaram integrais à vida do ser humano, estas vêm evoluindo e se apresentando de diversas maneiras, tais como televisões, tablets e smartphones, alterando a forma de interagir das crianças, as quais passaram a utilizar aparelhos eletrônicos cotidianamente. Sabe-se que o tempo de exposição a telas eletrônicas preconizado tanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria quanto por organismos internacionais deve ser inferior a... Autores: pedro paulo cardoso assayag (universidade do estado do para - uepa), estherfanny da nobrega pinheiro (universidade do estado do para - uepa), evellyn stephane saraiva silva (universidade do estado do para - uepa), antonio gabriel figueiredo velloso (universidade do estado do para - uepa), luis carlos tapajos rodrigues (universidade do estado do para - uepa), natalia senado alves de campos (universidade do estado do para - uepa), maria eduarda silveira buhrnheim (universidade do estado do para - uepa), marcia de fatima maciel de rojas (universidade do estado do para - uepa) PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA CIDADE DE PELOTAS E SUA ASSOCIAÇÃO COM DEPENDÊNCIA DE INTERNET: UM ESTUDO TRANSVERSAL. Introdução: A prevalência de depressão no Brasil é estimada em 5,8 e no mundo 4,4. De acordo com a OMS, verificou-se um aumento de 18 na prevalência desse grave problema de saúde em 10 anos (2005 a 2015). Estudos evidenciam uma relação entre o uso excessivo de internet e sintomas depressivos. Objetivo: Investigar a prevalência de depressão em estudantes universitários e verificar a associação com dependência de internet. Método: Estudo transversal realizado com 1029 estudantes universitários d... Autores: rosangela de mattos muller (universidade federal do rio grande-furg), samuel dumith (universidade federal do rio grande- furg), elaine tomasi (universidade federal de pelotas), elaine albernaz (universidade federal de pelotas), vera regina levien (universidade catolica de pelotas), milene maria saafeld de oliveira (universidade catolica de pelotas) USO DE PSICOFÁRMACOS ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE DE CORTE-TRANSVERSAL Introdução: A prescrição de psicofármacos é comum entre pacientes com transtorno do espectro autista (TEA). Embora não sejam efetivos para as características centrais do transtorno, os antipsicóticos atípicos são os que apresentam melhores evidências de eficácia no controle da agressividade e irritabilidade. Objetivo: Estimar a prevalência e fatores associados ao uso de psicofármacos entre crianças e adolescentes com TEA no âmbito do Sistema Único do Saúde da cidade de Salvador, Bahia. Métod... Autores: marcia andrade pinho (complexo hospitalar universitario prof. edgard santos, universidade federal da bahia), charleston ribeiro pinto (complexo hospitalar universitario prof. edgard santos, universidade federal da bahia), eduado ponde (instituto de ciencias da saude, universidade federal da bahia), luciana rodrigues silva (departamento de gastroenterologia e hepatologia pediatrica, universidade federal da bahia) INFLUÊNCIA DE CALÇADO BIOMIMÉTICO NA MARCHA DE CRIANÇAS NO INÍCIO DA AQUISIÇÃO DA LOCOMOÇÃO BÍPEDE Introdução: A criança urbana faz uso contínuo de calçados e anda descalça somente em terrenos regulares e rígidos. Um calçado que traga estímulos que mimetizam o contato com superfícies naturais, irregulares e dinâmicas, pode ser benéfico. Objetivo: Avaliar o efeito imediato do uso de um calçado biomimético em crianças em fase de aquisição da marcha. Metodologia: Foram avaliadas 21 crianças, entre 11 e 18 meses, com desenvolvimento típico e marcha independente. Este estudo foi aprovado pelo com... Autores: ana paula pereira lage (aname ciencia e tecnologia em saude infantil), liria akie okai nobrega, (universidade federal de minas gerais), thiago ribeiro teles santos (universidade federal de minas gerais), priscila albuquerque de araujo (universidade federal de minas gerais), nayla machado (universidade federal de minas gerais), sergio teixeira da fonseca (universidade federal de minas gerais), thales rezende de souza (universidade federal de minas gerais) « 210 211 212 213 214 »